RT Fresco - шаблон joomla Книги

Projeto de humanização hospitalar é destaque no Sul Fluminense

Doutores de Esperança são elogiados por profissionais da saúde

O grupo de humanização hospitalar, Doutores de Esperança, iniciou suas visitas há um ano e quatro meses na Casa de Saúde Santa Casa de Misericórdia, em Barra Mansa. O objetivo dos voluntários, com trajes de clowns (palhaços), é interagir com os pacientes, levando momentos de descontração.

O grupo ficou conhecido na Santa Casa por levar o trabalho a sério. Durante os cursos, os voluntários foram capacitados sobre questões bem específicas de biossegurança, evitando a contaminação dos pacientes e dos membros. No local, a Trupe também faz visitas no UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neo Natal Pró-baby. “Essa parte do hospital é terceirizada. Portanto, disponibilizamos um trio de palhaços com um treinamento mais adequado para atender essa área”, disse um dos coordenadores da Trupe, Leandrinho Santos.

A Assistente Social e Coordenadora de Humanização Hospitalar da Santa Casa de Misericórdia, Mirian Rocha, afirma que o trabalho tem contribuído para melhorar a qualidade de vida das pessoas que estão internadas. “O serviço proporciona momentos de alegria e descontração, amenizando o sofrimento dos pacientes e alegrando o dia dos acompanhantes, melhorando assim, o cuidado com eles”, relatou.

Os plantões do grupo na Santa Casa acontecem aos segundos e quartos sábados do mês. Leandrinho acrescenta que a ideia “não é tirar a pessoa da realidade à qual está inserida, mas fazer daquele encontro um momento de diversão e com um pouco de esperança”.

Além deste hospital, os Doutores de Esperança também atendem outras clínicas da região, como a Casa de Saúde Santa Maria, em Barra Mansa; São João Batista, Hospital Municipal Dr. Munir Rafful, Hospital e Maternidade São Camilo, Hospital Vita, em Volta Redonda; e o Hospital Municipal de Pinheiral. Asilos, orfanatos e eventos sociais também são contemplados com trabalhos diferenciados.

Publicado no site Foco Regional

http://www.focoregional.com.br/Noticia/projeto-de-humanizacao-hospitalar-e-destaque