RT Fresco - шаблон joomla Книги

Alegria e sorriso podem ajudar em tratamento de doenças diversas

Santa Casa de Barra Mansa abre espaço para a atuação dos Doutores da Esperança

A Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa aposta cada vez mais em atendimentos humanizados. Além do Programa de Humanização da instituição, comandado por uma assistente social, o hospital tem aberto espaço para grupos responsáveis por levar mais carinho e alegria aos pacientes. A trupe Doutores da Esperança realiza um trabalho contínuo desde 2014 na instituição filantrópica. Composta por palhaços profissionais, que fazem paródias com a medicina, a equipe tem conseguido atuar diretamente na recuperação dos pacientes.

O grupo realiza jogos cênicos com o paciente, acompanhantes e equipe médica. “Nosso principal trabalho é a humanização hospitalar usando a arte do clown, que configura em palhaços que fazem artes cênicas. Nós queremos fazer rir quem tem muitos motivos para chorar. E transformar, ao menos por um momento, o triste clima hospitalar em alegria e risos”, contou o administrador da trupe, Leandro Santos, ou como é chamado Dr. Petit Poá. Segundo Leandro, já foram feitos 32 plantões na Santa Casa. “Nós fazemos duas visitas por mês em escalas de plantões fixos, que acontecem nos segundos e quartos sábados de cada mês. Nós queremos levar a esperança a cada um que cruza o nosso caminho, desde a portaria até os quartos”.

Para o diretor médico do hospital, Caio Larcher, o trabalho da trupe é muito importante para a recuperação e bem estar dos pacientes. “Acho um trabalho admirável. Eles trazem conforto, alegria e esperança nesse momento delicado da vida dos pacientes”, disse Caio. O médico afirmou também que a alegria trazida pelo grupo pode ajudar de forma efetiva na recuperação dos pacientes. “Com certeza o tratamento se torna menos sofrido, o ambiente fica mais descontraído, a aceitação da internação fica mais fácil e isso traz benefícios reais ao tratamento tradicional”, explicou.

 

*Plublicado no site da Santa Casa de Barra Mansa.

http://www.scbm.org.br/index.php/alegria-e-sorriso-podem-ajudar-em-tratamento-de-doencas-diversas/